Festa de Casamento
Ruy Barrozo. Fonte: http://jornale.com.br/ruy/?p=11284

Doces sem açúcar, chinelos para convidados se esbaldarem na pista de dança, ambulância com paramédicos de prontidão, serviço de maquiagem no banheiro feminino e bolsinhas personalizadas para que convidados levem para casa quitutes da festa de arromba. Essa lista pode até parecer uma daquelas exigências feitas por celebridades quando vem se apresentar em palcos brasileiros. Parece, mas não é. São apenas algumas das novidades que estão em alta nas cerimônias de casamento cariocas, em que as noivas são as estrelas e “o céu é o limite” para os gastos das famílias.


“Casamento é tradicional. Há coisas que não mudam, como o bolo branco com os noivos em cima e o vestido branco com véu e grinalda, usado desde o século XIX. Mas há mudanças que são necessárias. Com a violência, por exemplo, não há mais como se fazer uma festa sem manobrista e segurança. E, como há pessoas que exageram na bebida e convidados com mais idade, é cada vez mais comum termos ambulâncias com paramédicos, caso haja algum problema”, explica Ricardo Stambowsky, cerimonialista há 20 anos.
As tendências desse mercado de luxo que movimenta milhões estão sendo apresentadas neste sábado e domingo (31) na VII edição do “Workshop Inesquecível Casamento”, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio, onde até Luiza Brunet desfila vestida de noiva.

”Aqui estão reunidos os melhores profissionais do mercado, como cerimonialistas, decoradores e estilistas. É um evento para quem quer investir no casamento dos sonhos”, explica o organizador Fabiano Niederauer.
Esse casamento dos sonhos hoje em dia une tradição – como a marcha nupcial e a valsa dançada com os pais – e inovação, como sandálias Havaianas fornecidas pelos anfitriões durante a festa.

“As Havaianas entraram nas festas para ficar. As mulheres não estão mais acostumadas com o salto e vão com umas sandálias altíssimas. Na hora de dançar, querem tirar. Há até convidados que levam as suas, caso não seja distribuído na festa”, conta Stambowsky.